Hoje queremos dar-vos a conhecer um dos nossos parceiros, o Armazém Integral.
Situado no coração de Portimão, é aquela cozinha que, quando atravessas a rua, vem o cheiro de comida tradicional, que nos remete para memórias de comida da avó ou da mãe, comida de conforto. Quando entramos para almoçar, Erika, a dona e anfitriã do espaço, recebe-nos com um sorriso rasgado e de braços abertos neste seu projecto de que muito se orgulha.
A Erika trabalhou muitos anos da área farmacêutica e num ponto de viragem da sua vida, decidiu tratar da saúde do público de uma forma mais natural e biológica. “Descasquem mais e desembalem menos” diz-nos ela a meio da conversa. E isto foi mesmo parte da experiência!
Sentamo-nos para desfrutar do almoço. Mesmo no centro da cidade, mas num cantinho que não passa despercebido pelo cheiro delicioso que nos chega da cozinha na rua principal, na esplanada até nos esquecemos que estamos no meio da confusão e nem o barulho dos carros ouvimos.
Veio para a mesa Falafel com bulgur e molho de iogurte acompanhado por salada com vinagrete, e Wellington de lentilhas também com bulgur e molho de amendoim. Desculpem não acompanhar com fotografias, mas… assim que o prato bateu na mesa, fomos uns alarves e limpámos os pratos.
De sobremesa pedimos tarte de pêra com gelado de framboesa e bolo de laranja com tâmaras e bola de gelado. Simplesmente de-li-ci-o-so. Adoramos comer, mas estas sobremesas valeram-nos um orgasmo gastronómico, o qual nunca tínhamos presenciado até à data. Sim caros leitores, a comida é mesmo assim tão boa como podem estar a pensar…
Por fim, pedimos os cafés. Vale dizer que tudo o que comemos é biológico. Do prato principal ao café, passando pelos gelados. Os sabores explodem na nossa boca e quando terminamos, estávamos prontos para começar tudo de novo. Não se deixem enganar, não ficámos com fome… mas somos gulosos e só queríamos comer mais e mais e mais. Todo o almoço pareceu uma competição do MasterChef e nós éramos os júris, a experimentar cada pedacinho que se apresentava no prato, a darmos a nossa opinião e a gabar a comida deliciosa.
No final, a Erika sentou-se um pouco connosco e estivemos à conversa. Energia boa de se ter por perto, com um espaço convidativo, tanto de verão porque providencia sombra, e para o inverno, onde estamos abrigados do frio e da chuva.
Para além do restaurante, podem também encontrar a sua loja com produtos biológicos e diferenciados, a Erika prima pela qualidade dos seus produtos e serviços, e é a criadora de todos os pratos que lá fazem. A sua mais recente criação que a deixa cheia de orgulho é o ovo vegan que pode provar no Veggie Toq (bitoque vegetariano), que lhe valem imensos elogios e até algumas desconfianças… “sabe mesmo a ovo, mas não é ovo, como é possível?”. Barrigas cheias, paladar satisfeito, boas conversas e despedidas com promessas de voltar rápido.
Na hora de escolher um parceiro para o UFIRST, não hesitámos em fazer o convite ao Armazém Integral e à Erika. Sempre que temos eventos e formações no nosso estúdio, os produtos vêm diretamente do Armazém Integral para vocês.
Se ficaste com água na boca depois deste texto, não hesites em visitar o espaço na Rua Mouzinho de Albuquerque, nº 17, ou conhece o site armazemintegral.pt e segue nas redes sociais!