Já há muito que se falava da saúde física e da sua importância para a longevidade… no entanto, tem-se falado cada vez mais da saúde mental e que, na verdade, é o que sustenta a nossa vontade para trabalharmos a nossa saúde física. Se não tivermos cabeça para fazermos as tarefas do dia-a-dia, não há como elas aparecerem feitas.
A saúde mental pode ser um tema sensível para alguns, muito importante, ou até desconhecido para outros. No entanto, já todos experienciamos momentos de ansiedade ou aflição nas nossas vidas. Os sintomas podem ser mentais (preocupação, medo, tristeza) e físicos (suores, tremores, sensação de cansaço). O essencial é não ficarmos presos nesse momento e trabalharmos a nossa mente para recuperarmos.
Vamos deixar-te algumas dicas para pores em prática se fores “assaltado” por essa emoção malvada:
– Identifica o que te deixou ansioso: reconhecer o “stress” assim que ele ocorre é meio caminho andado para não cair numa espiral de negatividade.
– Mantém uma atitude positiva: não te deixes levar pelo sentimento de impotência que a ansiedade pode trazer. Assim que começas a “cair” faz algo que te deixe feliz! Ouve música, dança, conduz, vai ver o mar ou a floresta, escreve, olha ao espelho e diz palavras de afirmação. Não há uma fórmula certa, a felicidade é subjetiva para cada um, só importa fazeres algo positivo e feliz para ti!
– Aceita que não podes controlar tudo: é mesmo isso caros leitores… só conseguimos controlar o que nós e apenas nós fazemos. Tudo o resto à nossa volta está nas mãos de Deus, no destino, no Universo ou até mesmo ao acaso (será aquilo em que acreditam). O que foge ao nosso controlo não nos deve stressar. Se não controlas, respira fundo e deixa-te ir.
– Exercício de respiração: numa crise de ansiedade em que a tua mente divaga para os diversos cenários que estás a criar, começa por focar a tua atenção na tua respiração. Inspira profundamente e expira todo o ar para fora dos pulmões, como se nessa respiração fossem todos os cenários horríveis embora. Foca-te na tua respiração e verás que a tua mente não pensará em mais nada.
– Exercício físico: mente sã em corpo são. O ditado já é antigo e nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje. Manter a prática do exercício físico irá ajudar-te a manter o foco no que realmente importa: tu.
– Partilhar pensamentos e preocupações: Não guardes tudo para ti. Podes pensar que estás sozinho e que mais ninguém partilha dos teus problemas, mas não é bem assim. Quando partilhamos com outros o que nos vai cá dentro estamos a conectar-nos com o próximo, mostramos que somos feitos de emoções e sentimentos, somos humanos e precisamos uns dos outros para viver neste mundo louco. Os amigos e familiares estão connosco em qualquer situação. O mesmo que fazemos por eles, eles fazem por nós. Se não te sentires confortável em partilhar as tuas preocupações com alguém, escreve. Partilha contigo mesmo os teus pensamentos. Pega num pedaço de papel e deixa lá tudo o que te preocupa. Nem precisas ler depois. Escreve, deita tudo cá para fora. Irás sentir-te mais leve e não guardas tudo dentro de ti, afinal não somos uma caixa de arrumação num sotão. E, por experiência própria, depois de escrito o que tens dentro de ti, se leres, talvez nem te identifiques com o que lá está… e isso pode ser um ponto de viragem.
Se tu ou alguém que conheces está a passar por um momento menos bom, não hesites em consultar ou aconselhar a alguém o nosso psicólogo disponível no teu UFIRST.
Tens sempre também as linhas de apoio para as quais podes ligar e falar com alguém.
SOS VOZ AMIGA
Horário: Diariamente das 15:30 às 00:30
Contacto Telefónico: 213 544 545 | 912 802 669 | 963 524 660
CONVERSA AMIGA
Horário: 15:00 – 22:00
Contacto Telefónico: 808 237 327 | 210 027 159
VOZES AMIGAS DE ESPERANÇA DE PORTUGAL
Horário: 16:00 – 22:00
Contacto Telefónico: 222 030 707
TELEFONE DA AMIZADE
Horário: 16:00 – 23:00
Contacto Telefónico: 222 080 707
VOZ DE APOIO
Horário: 21:00 – 24:00
Contacto Telefónico: 225 506 070
Email: sos@vozdeapoio.pt