As escolhas alimentares dos lanches da manhã e da tarde devem ser baseadas não só nas tuas preferências, mas também nas tuas necessidades nutricionais. O lanche da tarde poderá ser idêntico ao pequeno-almoço, enquanto que a merenda da manhã deverá ser uma refeição mais ligeira. Aqui vamos dizer-te o que deves ter sempre na tua lancheira, seja para o trabalho ou para a escola.
Deverás levar sempre:
– 1 porção de leite ou derivados: este grupo alimentar é indispensável pois é fonte de cálcio e outros nutrientes.
– Fruta: A fruta, sobretudo a da época, também é fonte importante de vitaminas, minerais e fibra.
– Cereais e derivados: Os cereais e derivados devem, preferencialmente, ser pouco refinados, como quem diz “integrais”, já que contêm vitaminas do complexo B, minerais e fibra.
Podem, opcionalmente, incluir também uma porção de frutos secos num dos lanches do dia.
(ATENÇÃO: estas imagens são representativas dos produtos que podem ser, não têm de comprar estes necessariamente…! Lembrem-se, não percebo disto, por isso sigo sempre o que o meu nutricionista, Dr. Marco Ferreira, me aconselha. E não, não somos patrocinados pela Nestlé!)
Agora fica ao vosso critério como distribuem os grupos alimentares nos vossos lanches. Organizem-se, tenham sempre em mente que de manhã é o lanche mais leve e o lanche da tarde o mais reforçado, e sejam criativos!
PS: não nos responsabilizamos se tiverem de adquirir uma lancheira maior, caso tenham que levar também almoço ou jantar para o trabalho. #baseadonumahistoriaveridica
E isto das refeições principais na lancheira poderá ser um tema para um próximo post também.